sábado, 7 de abril de 2012

Progamação Festa 2012

Cidade Tiradentes comemora 28 anos com várias atividades

A Cidade Tiradentes considerada o maior complexo habitacional da América Latina, completa 28 anos no dia 21 de abril, com um calendário repleto de atividades gratuitas

Para homenagear Cidade Tiradentes em seu 28º aniversário, a Subprefeitura Cidade Tiradentes, a Coordenadoria Regional de Educação de Guaianases e Cidade Tiradentes e as Organizações Sociais do distrito, promoverão, entre 02 e 28 de abril, várias atividades comemorativas, incluindo concurso Miss Cidade Tiradentes, circuito corrida de rua, show musical, desfile cívico, copa de futebol de campo, entre outras atrações.
Situada a 35 quilômetros do marco zero da capital paulista, no extremo leste de São Paulo, o distrito de Cidade Tiradentes é considerado o maior complexo habitacional da América Latina, abrigando cerca de 40 mil unidades habitacionais.
A história da formação do distrito começa no fim da década de 1970, quando o poder público iniciou o processo de aquisição de uma gleba de terra situada na região conhecida como Fazenda Santa Etelvina, então formada por eucaliptos e trechos da Mata Atlântica. A partir dos anos 80, prédios residenciais passaram a ser construídos pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e por grandes empreiteiras, dando origem a Cidade Tiradentes.
 O bairro foi planejado como um grande conjunto periférico e monofuncional do tipo "bairro dormitório", passando a ser habitado por enormes contingentes de famílias que aguardavam na "fila" da casa própria de companhias habitacionais.
 Além da vastidão de conjuntos habitacionais, que compõem a chamada “Cidade Formal”, existe também a “Cidade Informal”, formada por favelas e pelos loteamentos habitacionais clandestinos e irregulares, instalados em áreas privadas.
A Cidade Tiradentes possui, portanto, uma população de 219.868 mil habitantes num único distrito. A alta concentração populacional - 16.309,67 hab./Km2 – é acrescida de uma das maiores taxas de crescimento da cidade e de problemas sociais. Esta população contabiliza um total de 52.875 famílias residentes no território abrangido pela respectiva subprefeitura. Deste total, 8.064 famílias encontram-se em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade.
As áreas ocupadas pela população da “Cidade Informal” são lacunas deixadas na construção dos prédios da COHAB; ocupações nas bordas dos conjuntos, e também de expansão da mancha urbana.
Mediante esse cenário, a Prefeitura realizou uma série de ações para mudar o perfil de Cidade Tiradentes. Dentre as melhorias, destacam-se: Hospital Cidade Tiradentes; AMAS – Fazenda do Carmo e Castro Alves; 12 UBS ( 8 PSF); CEO – Centro de Especialidade Odontológica; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; CEU Água Azul; Parque da Consciência Negra; Parque da Ciência; Ecoponto Nascer do Sol; Construções de calçadas; Pavimentação de vias; Praça de lazer; Programa 1000 da COHAB; Zeladoria Urbana; Operação Patrulha do Silêncio; Programa Bairro a Bairro; Pontos de Leitura (Clubes JK e André Vital, Parque do Rodeio); Realizações de Festivais de Música Canta Cidade Tiradentes, Festival de Funk, Tiradentes Models, Concurso de Cabeleireiros, Concursos Miss Cidade Tiradentes; 14 Telecentros; Programa Zelador de Praça; Centro de Formação e Cultura Cidade Tiradentes (em construção); Chegada do Metrô Leve, que reduzirá de duas horas para 50 minutos, o trajeto entre o centro e Cidade Tiradentes.
Com isso, para comemorar o aniversário do distrito, a Subprefeitura realizará várias atividades, conforme seguem:
PROGRAMAÇÃO
02 e 03/04/12 - às 12:00 horas – Projeto CEU é Show – Apresentação da peça: 12 homens e uma sentença
12/04/12 – às 19:30 horas - Ato Interreligioso – com vários representantes religiosos de Cidade Tiradentes.
Local: CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – CT
13 e 14//04/12 - às 11:00 e 14:00 horas – Projeto CEU é Show - Apresentação da Peça Saltimbanco de Chico Buarque
14/04/12 – das 9:00 às 17:00 horas - Sábado Feliz
18:00 horas – 4º Concurso Miss Cidade Tiradentes
 Local: CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – CT
18/04/12 – 19:00 - Evento de Gala com homenagens às personalidades de Cidade Tiradentes
Local: CEU Inácio Monteiro – Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - CT
 21/04/12 – 9:00 horas - Desfile Militar e Cívico – Tema: “Ordem e Progresso” - Desfile já tradicional em Cidade Tiradentes, iniciando com cerimônia de hasteamento de bandeiras da Nação, do Estado e do Município, por autoridades presentes, seguido de performance de instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Tiro de Guerra, Tropa e Canil, Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, Guarda Mirim, fanfarras e/ou bandas militares, seguido de Patrulhas de Escoteiros, Escolas, Agremiações e Organizações não governamentais.
Local: Av. dos Metalúrgicos, próximo ao nº 370
11:30 horas – Final da 7ª Copa de Futebol de Cidade Tiradentes
Local: Clube da Comunidade Tiradentes (CCT) - Avenida dos Metalúrgicos, nº 370
22/04/12 - 8:00 horas - Circuito Popular de Corrida de Rua
Local: Parque do Rodeio – Rua Igarapé Bela Aurora, s/n –Setor Inácio Monteiro
 14:00 às 22h00 - Show de aniversário com vários artistas renomados da MPB e artistas da região
Local: Final da Avenida dos Metalúrgicos, próx. ao Terminal Velho de ônibus e PA Glória.
24/04/12- Projeto CEU é Show –20h00 – Apresentação da peça “A voz do provocador “
Local: CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – CT
28/04/12 - 10:00 horas - Entrega de troféus para os vencedores da 7ª Copa de Futebol de Cidade Tiradentes
18:00 horas - Peça “O Tempo” - Sinopse: A obra mostra um personagem fictício, de 80 anos que visita seu passado para recontar a história de Cidade Tiradentes através de um olhar sábio e comovente.
 Local: CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – CT
Texto: Assessoria de Comunicação - SP/CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário